Como consultar o status de disponibilidade da SEFAZ?

Para emitir um documento fiscal online é necessário que o serviço da SEFAZ esteja operante, o que nem sempre é o caso, sendo assim, será necessário que a nota seja emitida em contingência em alguns momentos.

Caso seu sistema não possua essa funcionalidade, você poderá consultar a disponibilidade do serviço nos painéis disponibilizados pela SEFAZ para a NF-e, NFC-e, MDF-e e CT-e .

Verificando a disponibilidade

Os painéis são bem semelhantes, todos, com exceção do MDF-e, listarão estados e suas disponibilidades, representados por bolinhas de diferentes cores. A SEFAZ realiza essas consultas aos seus serviços de 5 em 5 minutos, portanto, pode não ser um resultado preciso em todas as ocasiões.

Abaixo, levaremos você diretamente para cada painel:

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Você  pode acessar o painel da NF-e aqui.

Devemos nos atentar para o painel apresentando a versão 4.0, a atual do documento fiscal.

Na NF-e é mostrado os seguintes status de serviço: autorização, retorno da autorização, inutilização, consulta ao protocolo, status do serviço, tempo médio, consulta cadastro e recepção do evento.

Quando um deles apresentarem uma bolinha amarela ou vermelho, significa que este serviço está instável.

Outra coisa a se observar, é que alguns estados pertencem a um mesmo autorizador, caso da SVAN (SEFAZ Virtual do Ambiente Nacional) e SVRS (SEFAZ Virtual Rio Grande do Sul); no próprio painel temos uma legenda demonstrando quais estados são atendidos pelos mesmos:

Como mostrado a SVC-AN e SVC-RS são usados para emissão em contingência.

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Você acessar o painel da NFC-e aqui.

Na NFC-e são mostrados o status e latência do serviço da SEFAZ; a latência serve para verificar quanto tempo em média pode estar demorando para autorizar um documento fiscal.

Aqui as bolinhas representam a mesma coisa da NF-e, apenas adicionando a azul, que significa a inclusão de um futuro autorizador.

Assim como na NF-e, alguns estados não possuem autorizador próprio, portanto é necessário consultar a disponibilidade do mesmo verificando o status da SEFAZ Virtual RS. Abaixo podemos ver a lista dos estados:

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

Você pode acessar o painel do MDF-e  aqui

A MDF-e não possui uma lista de estados autorizadores, somente apresenta os serviços do WebService e um ícone sinalizando o status do mesmo.

Os serviços apresentados são: lote, retorno do lote, recepção do evento, consulta da situação e status.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Você pode acessar o painel do CT-e aqui.

Finalizando temos o painel da CT-e, que segue o padrão da NF-e, contendo uma lista de estados e bolinhas sinalizando o status de disponibilidade em cada tipo de serviço.

Quando um deles apresentarem uma bolinha amarela ou vermelha, significa que este serviço está instável.

Os serviços apresentados são: recepção, retorno da recepção, inutilização, consulta ao protocolo, recepçãoOS, status do serviço, tempo médio e recepção do evento.

Assim como na NF-e e NFC-e, alguns estados pertencem a um mesmo autorizador, caso da SVRS (SEFAZ Virtual Rio Grande do Sul) e SVSP (SEFAZ Virtual São Paulo); no próprio painel temos uma legenda demonstrando quais estados são atendidos pelos mesmos:

 

Te mostramos a disponibilidade!

Nossa sistema busca o retorno da SEFAZ referente a disponibilidade do serviço e te mostra diretamente em nossa dashboard. Em nossa solução NF-e temos o seguinte exemplo de demonstração:

Já em nossa solução NFC-e, sempre que a SEFAZ apresentar instabilidade, o estado ficará com uma coloração vermelha, igual apresentado no estado de Amazonas:

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *