fbpx Skip to content

Você sabia que o Setembro Amarelo é tido como o mês de conscientização a prevenção do suicídio? Nesse mês várias campanhas vem acontecendo, seja por parte do Estado ou pelas empresas e instituições que também se sensibilizam com o assunto e trabalham em campanhas internas.

Saber como trabalhar o tema dentro da empresa é essencial para criar um clima de bem estar emocional. Aqui na invoiSys nós estamos trabalhando internamente o assunto com conteúdos e webinars, e externamente, por meio das nossas redes sociais que você pode acompanhar!

Mas como você pode levar o assunto para dentro de sua empresa e aprender a lidar com a saúde mental de seus colaboradores? Acompanhe nossas dicas.

Como trabalhar o Setembro Amarelo?

Hoje mais do que nunca, a saúde mental não é um assunto que pode ser ignorado dentro das empresas, já que vivemos em uma época onde entendemos que seres humanos não são maquinas programadas para produzir 24 horas por dia, por isso, precisamos entender as pessoas em sua essência e buscar uma conexão maior do que a de contratante e contratado.


Existem diversas maneiras de incluir o assunto na sua empresa, trazendo o bem estar emocional e harmonização da equipe, que se sente parte de um time, e não somente mais uma peça na maquina chama “empresa”. Por isso, é importante seguir algumas dicas:

1 – Converse abertamente sobre o assunto

Ao mostrar que a gestão da empresa se importa com o assunto, você dá valor e motivação aos seus colaboradores, e pode até inspirar essas pessoas a buscarem sua orientação e posteriormente uma ajuda profissional. Um colaborador com a saúde mental em dia com toda a certeza vai trazer um melhor desempenho.

2 – Tenha uma estratégia de Marketing interna e externa voltada ao setembro amarelo

Durante o mês divulgue nas redes sociais e privadas da empresa conteúdos voltados à informação e divulgação dos conceitos importantes da campanha. Estude o assunto, entenda a importância. A informação mais do que compartilhar conhecimento, ela pode salvar alguém.

3 – Ofereça apoio para quem não está se sentindo bem

Entenda que pessoas não são máquinas, e precisam de tempo para assimilar e entender pedidos e requerimentos. Comece a ser um líder, não alguém que só aponta erros, cobra e pressiona os colaboradores. Quando essa atitude é constante, ela realmente pode abalar o psicológico das pessoas, e até se transformar na síndrome de burnout.

Ajude, lidere com humanismo, se mostre como um centro de apoio e alguém que saiba direcionar a equipe até nos momentos de dificuldades.

4 – Fomente a sensação de estar em um time na sua empresa

Todos os seres humanos buscam se identificar com algo, quando nós nos identificamos com alguma coisa nós começamos a sentir completos e acolhidos.

Não é possível transformar uma empresa em um grande time quando os colaboradores nunca são ouvidos e quando não considerados como importantes nas discussões.

Mantenha seus colaboradores engajados, converse com eles, aprenda a ouvir, faça com que eles se sintam uma parte importante da empresa. Muitas pessoas se desligam do trabalho e vão para outro não por questões de salário, mas por não se sentirem valorizados.

Falar sobre saúde mental não é só no Setembro Amarelo

É muito comum vermos o assunto aparecendo em todos os lugares nessa época do ano. Mas precisamos lembrar que não é somente em setembro que as pessoas sofrem com problemas psicológicos, independente das causas. A saúde mental vem tomando cada vez mais espaço e importância, tornando o tema cada vez mais discutido e necessário nas empresas.

Prestar atenção no comportamento de sua equipe, e dar espaço para que seus funcionários se abram sobre o assunto quando não estiverem se sentindo bem é essencial para a empresa, assim as chances de perder um ótimo funcionário pela insensibilidade no assunto zeram, e o funcionário se sente abraçado e valorizado.

Concluindo

Para ter uma boa campanha voltada ao Setembro Amarelo, é preciso que discussões reais e sinceras sobre o assunto aconteçam, não é somente sobre escrever um post nas redes sociais e ter a tarefa como feita.

A saúde mental caminha juntamente com a saúde física, e os transtornos psicológicos muitas vezes não são entendidos e levados á serio, pois a nossa sociedade foi construída na ideia de que mostrar seus problemas é sinônimo de fraqueza, e essa ideia está mais que ultrapassada.

Porém, entenda: mostre suas “fraquezas” e se cure. Ajude outras pessoas nessas jornadas de cura, aproveite e cure a si mesmo, tenha uma vida mais agradável, você não está sozinho.

Gostando do nosso conteúdo?

Aproveite e assine nossa newsletter e receba todos os conteúdos diretamente no seu e-mail. Assina sim! É de graça! 💚

Últimos posts

Nenhum comentário. Venha iniciar um bate papo aqui em baixo!


Deixe seu comentário