Sefa mostrará a empresários uso da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Está acontecendo uma reunião fiscal, onde um homem com caneta aponta gráficos para uma mulher que esta com calculadora

Antes de tornar obrigatória a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica no Pará, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) promoverá uma série de reuniões para informar ao empresariado e a contadores a utilização da nova ferramenta. Já estão marcadas cinco reuniões, que acontecerão a partir de junho, com representantes das 706 empresas que serão obrigadas a adotar a nota eletrônica.

Nesta terça-feira (17)foi realizada a primeira reunião, às 18 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Santarém, no oeste paraense, com a presença do coordenador do projeto estadual da NFC-e, José Guilherme Koury. Na sexta-feira (20) haverá palestra no Rotary Ananindeua, na Cidade Nova 2, na Região Metropolitana de Belém, e no dia 24 de março a reunião será em Marabá, no sudeste paraense, com o auditor de receitas estaduais Francisco Carolino.

No dia 09 de abril acontecerá outra reunião em Santarém, em parceria com o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Pará), e, no dia 21 de maio, em Paragominas, no sudeste. “Estamos fazendo parcerias com instituições, como a Associação Comercial do Pará e o Sescon, para divulgar as regras de obrigatoriedade da NFCe, que começa em junho deste ano. Vamos visitar o interior para esclarecer a legislação e tirar dúvidas, para que todos os contribuintes de ICMS possam fazer a transição do cupom fiscal para a nota eletrônica com tranquilidade”, explica José Guilherme Koury.

O novo documento fiscal passará a ser obrigatório para 706 estabelecimentos comerciais do Pará. A NFC-e é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, que documenta as operações comerciais de venda presencial ou entrega em domicílio ao consumidor final, pessoa física ou jurídica, em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.

O diferencial da NFCe é o código de barras, o QR Code, lido por meio de um aplicativo no smartphone, ou por uma chave de acesso. O novo documento começou a chegar ao consumidor em agosto de 2014. Atualmente, 13 empresas emitem o documento fiscal. Mais de 157 mil NFCes foram emitidas desde o ano passado. Além da capital, Belém, há emissões em Tucuruí, Novo Progresso, Parauapebas, Marabá, Juruti, Ananindeua e Xinguara.

Software – A Associação Comercial do Pará (ACP) vai disponibilizar um programa emissor gratuito de NFCe para o empresariado paraense. O serviço foi comunicado ao coordenador do projeto estadual da NFCe, em reunião realizada em fevereiro.

O software gratuito é um modelo de negócios premiado pelo Inova NFCe de 2014, na categoria “Soluções em nuvem”, e permite a integração com outros softwares para fornecer ao empresário soluções escaláveis para a NFC-e, a partir de um produto totalmente gratuito.

Para baixar aplicativo no smartphone e ler o QR Code é só acessar o link
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.am.prodam.leitor. Mais informações estão disponíveis no site www.sefa.pa.gov.br/nfce ou pelo fone 0800.725.5533.

Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda do Pará | Ana Marcia Pantoja Via: Roberto Dias Duarte

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *