Por que Pedir a Nota Fiscal no Momento da Compra?

Com certeza alguma vez você já se deparou com algum vendedor perguntando se você queria a Nota Fiscal no momento da compra, ou então, você nunca pediu porque não sabe muito bem quais os benefícios. Afinal, quais as vantagens de pedir a Nota Fiscal no momento da compra?

Aqui neste post explicamos tudo certinho pra você!

A Importância da Nota Fiscal

A Nota Fiscal é um documento muito importante já que ela comprova sua compra. Também é o documento necessário para os casos onde você tenha algum problema com sua compra (por exemplo, em casos de defeitos) e precise realizar a troca ou devolver o produto.

No caso de alimentos, a Nota Fiscal acompanhada de folhetos publicitários podem comprovar uma propaganda enganosa, isso também acontece em muitos casos de produtos eletrônicos ou planos de celular.

Além disso, quando fazemos o pedido da Nota Fiscal em um estabelecimento, garantimos que todos os impostos devidos por aquela empresa estão sendo pagos, já que a única maneira que o governo tem para controlar o pagamento dos impostos é por meio da nota fiscal.

Programas de Incentivo do Governo

Pedir a nota fiscal é tão importante que alguns governos estaduais até incentivam os consumidores em forma de descontos em outros impostos, beneficiando até mesmo as finanças pessoais de quem está comprando.

Existem outros incentivos no qual o valor do desconto pode até ser transferido para a conta corrente do consumidor. Por exemplo, em São Paulo, o programa Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores, incentivando todas as pessoas a pedirem a nota fiscal.

Quem informa o CPF ou CNPJ no momento da compra pode ainda escolher receber os créditos e concorrer a prêmios em dinheiro. Há postos de trocas espalhados por São Paulo onde você pode trocar notas fiscais por alguns produtos. Ainda da pra usar a nota fiscal para reduzir o valor de seu IPVA, legal né?

Já no Rio de Janeiro, o programa Nota Fiscal Carioca promove o crédito parcial do ISS (imposto sobre serviços) e descontos no IPTU de sua residência em até 50%.

Em Belo Horizonte, o programa BH Nota 10 promove também o desconto gradual do IPTU de acordo com os créditos obtidos na requisição de notas fiscais dos estabelecimentos.

Outro caso, comentado recentemente em nosso blog, é o da Nota MT no Estado do Mato Grosso. que permitirá que o cidadão acumule bilhetes para participar de sorteios, com prêmios de até R$ 50 mil. Realizados de forma eletrônica, com base na extração da Loteria Federal, os sorteios possuem duas categorias: mensais e especiais.

É isso ai! Sempre peça a sua nota fiscal e fique de olho nos descontos oferecidos pelo seu estado. Quem sabe você consegue aquele desconto bacana que pode até ser transferidos para sua conta-corrente, não é?

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *