NFC-e: Minas Gerais pronta para a emissão

A Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor (NFC-e) passa a ser aceita no Estado de Minas Gerais a partir de agora, notícia e legislação tão esperadas por Varejistas e Software Houses de todo o estado.

A novidade permitirá a obtenção de grandes benefícios e economias em suas operações e, em contrapartida, dará ao Estado maior controle, velocidade e previsibilidade no monitoramento de impostos devidos pelo contribuinte.

A NFC-e em Minas Gerais

Em 18 de dezembro de 2018 o ambiente de produção foi disponibilizado para os participantes do projeto piloto da NFC-e em Minas Gerais que já estão homologados. Neste período inicial, a SEF MG deve realizar ajustes pontuais no ambiente de produção, portanto, contando com o o feedback da invoiSys Sistemas e dos demais participantes.

O cronograma de adesão voluntária ao projeto NFC-e em Minas Gerais foi publicado pelo Decreto Nº 47.562, de 14 de dezembro de 2018, estabelecendo as seguintes datas:

  • 02/01/2019: O ambiente de produção da NFC-e no MG será disponibilizado para novos estabelecimentos cadastrados como contribuintes no estado, em regime de adesão voluntária. Para os interessados em aderir a facilidade da NFC-e, poderá encaminhar uma solicitação de credenciamento para a SEF MG.
  • 04/03/2019: Ficará disponível o credenciamento dos demais contribuintes para emissão da NFC-e no estado.

Obrigatoriedade da NFC-e x Estratégia de Mercado de Varejistas e Software Houses

Apesar da legislação prever datas de adesão para os contribuinte, essas datas são voluntárias. Há previsão que datas obrigatórias sejam instituídas para Julho/2019, entretanto, cabe ressaltar que as datas de adesão para voluntários servem como uma “Corrida do Ouro” em Minas Gerais, tendo em vista que os Varejistas começam a poder ter imediatamente uma operação mais enxuta, econômica e operações de varejo mais dinâmicas.

Por outro lado, para as Software Houses do Estado, a NFC-e se torna um desafio pois, o mercado se abre para a concorrência de Software Houses de todo o Brasil que agora, sem a barreira das burocracias do ECF, podem oferecer seus produtos em MG.

Tanto para Varejistas quanto para Software Houses a invoiSys preparou um guia de como se preparar já para essa revolução.

Solução invoiSys NFC-e


invoiSys NFC-e é ideal para varejistas que precisam de uma solução de alta performance e que resolva de forma especialista todos os tratamentos da NFC-e. Oferecemos o invoiSys NFC-e em duas versões:

  • Gateway Fiscal – É a Solução favorita das Software Houses de Automação Comercial que necessitam de um parceiro para integrar seus sistemas sem necessidade de Componentes em seus PDVs.
  • Emissor – Pequenas empresas que não possuem sistema de gestão e precisam emitir notas fiscais.

Experimente Grátis

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *