Nova Tabela de Código de Benefício Fiscal

A nova tabela de Código de Benefício Fiscal foi publicada no Portal da Nota Eletrônica no dia 23 de julho, que inclusive já havia sido anunciada na NT 2019.001 e sua versão 1.10. A Nota Técnica trouxe alterações e criações de novas regras, sendo 2 delas, referentes ao Código de Benefício Fiscal.

O que é o Código de Benefício Fiscal?

Código de Benefício Fiscal é uma sequência de letras e números, iniciados pela sigla da UF em questão, que tem por objetivo identificar em qual grupo de Benefício Fiscal aquele item se enquadra. Cada Estado é responsável pela criação de tal código, como nos exemplos a seguir:

  • Estado do Paraná: PR00001 
  • Estado de Rio de Janeiro: RJ801001
  • Estado da Rio Grande do Sul: RS051001

Na NF-e/NFC-e, o campo foi introduzido na versão 4.0, afim de informar o que hoje já pode ser informado na EFD (Escrituração Fiscal Digital) e em outras declarações e obrigações acessórias de acordo com a exigência de cada UF.

Obrigatoriedade no Paraná

O Estado do Paraná, segundo Norma de Procedimento Fiscal (NPF) 053/2018, prorrogada pela NPF nº 074/2018, estabeleceu a obrigatoriedade de inclusão de Código de Benefício Fiscal na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) a partir de 1° de fevereiro de 2019, no campo “cBenef”.

Portanto, desde fevereiro, os contribuintes Paranaenses necessitam informar por produto na NF-e/NFC-e o mesmo código do benefício utilizados na EFD. A obrigatoriedade desta normal não se aplica ao contribuinte do Simples Nacional.

Nova Tabela Código Benefício Fiscal x CST

A nova tabela foi publicada no dia 23 de julho, destacando os Códigos de Benefício Fiscal dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

A tabela de Código de Benefício x CST pode ser baixada aqui (atualizado em 30/01/2020) ou, acessada na área de documentos do Portal da Nota Eletrônica.

Solução invoiSys NFC-e

invoiSys NFC-e é ideal para varejistas que precisam de uma solução de alta performance e que resolva de forma especialista todos os tratamentos da NFC-e.

Também é a Solução favorita das Software Houses de Automação Comercial que necessitam de um parceiro para integrar seus sistemas sem necessidade de Componentes em seus PDVs.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *