MEI: Aprenda a emitir a declaração anual

Você sabia que os microempreendedores individuais também precisam emitir a Declaração Anual do MEI (DASN – SIMEI)? Venha com a gente e aprenda a emitir sua declaração anual da maneira correta.

O que é a Declaração Anual do MEI?

A Declaração Anual do MEI também conhecida como “Declaração Anual de Faturamento”, é uma obrigação que o MEI deve cumprir anualmente.

Nessa declaração devemos informar o valor bruto do faturamento, esse valor nada mais é do que o valor total das vendas de mercadorias e serviços prestados no ano anterior.

Todos os contribuintes cadastrados como MEI e que emitiram a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica), ou a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), deverão realizar a entrega da DASN SIMEI, desse modo evitamos que o CNPJ seja inativado ou cancelado.

Como emitir a Declaração Anual do MEI?

Para que você possa emitir sua declaração sem erro, elaboramos um passo a passo para te ajudar a emitir a declaração e realizar a entrega da maneira correta:

1º Passo: Devemos acessar o site do Simples Nacional, por meio do botão abaixo:

2º Passo: Logo após acessar o link, devemos informar o CNPJ MEI. Feito isso clique em Continuar:

3º Passo: Se a Declaração prestada for a Original (1ª Enviada), ou a Retificadora (2ª Entrega para corrigir dados enviados errados), selecionamos o ano anterior, no nosso caso, 2020.

Observação: A opção “Situação Especial” só deve ser preenchida se a empresa foi extinta neste período, se sim, informamos a Data do Evento:

4º Passo: Aqui é onde será feita a soma de todas as NFS-es ou NF-es emitidas, o resultado deve ser informado logo depois:

5º Passo: Em seguida, verifique se os meses que aparecem na tela de Valores Apurados são os mesmos em que houve o recolhimento da guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples. Se estiver tudo certo, clique em “Transmitir”:

6º Passo: Por fim, chegamos na Impressão do Recibo de Entrega. Após adquirir o Recibo de Entrega, sua empresa estará apta para emissão de notas durante o ano de 2021.

Prazo de Entrega

O prazo para entrega da declaração é até 31/05/2021.

Se tiver mais alguma dúvida em como realizar a Declaração Anual, fique a vontade para conversar com a gente aqui nos comentários.😉

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *