Saúde mental no trabalho, como afeta o ambiente?

Saúde Mental

Alguma vez você já pensou como as dificuldades do dia-dia podem interferir no trabalho? Nesse post, vamos discutir as problemáticas envolvendo os transtornos psicológicos e como a saúde mental afeta o ambiente de trabalho.

O autoconhecimento

“O auto conhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se ‘tornou consciente de si mesma’ […] está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.”

Essa é umas das diversas citações famosas do psicólogo estadunidense Frederic Skinner, que contribuiu muito para uma teoria da Psicologia chamada Behaviorismo. O auto conhecimento, sem dúvidas, é a solução para diversos conflitos do nosso cotidiano, quando entendemos nossos sentimentos e como pensamos nos tornamos pessoas mais responsáveis e empáticas.

Entretanto, a jornada de auto conhecimento é um processo, que muitas vezes pode tomar um tempo, pois como Skinner cita, agimos de acordo com as condições que estamos experienciando. Por conta disso, é importante entender que todas as pessoas que você conhece estão travando batalhas que você não sabe nada sobre, tente ser mais bondoso com as pessoas.

O que pode acontecer no trabalho?

Se todas as pessoas têm suas batalhas internas, é muito possível que as situações vividas no trabalho podem agravar esses conflitos.

Todo sentimento contraído por muito tempo pode influenciar um transtorno psicológico, como ansiedade e depressão. Por isso, uma pessoa que se encontra nessa situação pode ter problemas de humor e produtividade dentro da empresa.

Já as pessoas que foram diagnosticadas com esses transtornos, podem encontrar dificuldades em conversar sobre esse assunto, pois existe um grande preconceito social sobre esse assunto.

O que a empresa pode fazer?

Além do que citamos no nosso post anterior, é importante que a gestão trate o tema com importância e realize campanhas internas sobre o assunto. Um individuo que está precisando de ajuda mostra diversos sinais, recorrentes do transtorno psicólogo e você pode ajudá-lo.

Lembre-se: além de funcionários, seus colaboradores são pessoas que merecem apoio e respeito.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *